A hipnoterapia nada mais é do que o uso da hipnose como ferramenta terapêutica no tratamento de doenças. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a hipnose pode ser usada como ferramenta por diversos profissionais – não somente psicólogos e psiquiatras – como por exemplo por fisioterapeutas, enfermeiros e até dentistas.
Esse tema ficou envolto em misticismo e polêmica por muitos anos, por isso há muitos mitos associados à hipnoterapia. Mas a verdade é que a hipnose e seu uso para tratamento de doenças é um tema discutido pela sociedade científica desde o século XIX.
Hipnoterapia: significado
A palavra “hipnose” é a junção de hipnos, que em grego quer dizer “sono” e osis, que em latim quer dizer “ação” ou “processo”, ou seja, trata-se de uma técnica ou processo de indução a um estado de consciência semelhante ao sono. A palavra “hipnoterapia”, por sua vez, é a junção de das palavras hipnose + terapia = terapia que usa a técnica da hipnose.
Hipnoterapia é um tipo de terapia?
Não. A hipnoterapia não caracteriza uma vertente terapêutica, mas sim o uso de uma ferramenta específica durante um tratamento, durante uma terapia. O termo “hipnoterapia” é muito discutido pelos hipnólogos e até evitado por alguns, justamente porque pode levar a interpretação de que a hipnose clínica seria por si só um tipo de terapia. A hipnose pode estar associada a diversas abordagens terapêuticas, como a psicanálise, a técnica junguiana de análise de sonhos, a terapia cognitiva, entre outras.
Qual a diferença entre hipnose e hipnoterapia?
A hipnose é uma técnica que induz o paciente a um estado de consciência muito particular, em que ele experimenta uma sensação de relaxamento enquanto acessa seu subconsciente; a esse estado dá-se o nome de transe.
A hipnoterapia é o uso da hipnose aliado à alguma terapia. É quando o profissional usa a hipnose para induzir o paciente ao transe – que é uma espécie de intermediário entre o sono profundo e o estar desperto – para que possa aplicar a sua abordagem terapêutica. Como o estado de consciência é alterado, os resultados da terapia aplicados após a hipnose tendem a ser diferentes, pois a mente está acessando outras informações, o cérebro está ativando outros locais e outras terminações nervosas. Isso tudo torna possível se conectar com lembranças já esquecidas pelo consciente, por exemplo.
O que a hipnoterapia pode tratar?
Como a hipnose pode ser associada a uma série de terapias diferentes, há uma série de doenças físicas e mentais que podem ser tratadas com hipnoterapia. Alguns exemplos do que se pode tratar com hipnoterapia são dores, fobias, vícios como o tabagismo, insônia, ansiedade e até mesmo procedimentos odontológicos podem ser complementados com hipnoterapia.
Como é o tratamento com hipnose?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o estado hipnótico não tem relação com sono nem perda de consciência. Na verdade, o estado de hipnose modifica a percepção, possibilitando assim chamar nossa atenção para certos aspectos do funcionamento psíquico.
A hipnoterapia permite ao cliente experimentar uma sensação de relaxamento profundo, enquanto a atenção está voltada para seu interior (suas emoções e sensações internas) e para as sugestões apropriadas, feitas por quem está induzindo o transe, que ajudam a obter mudanças positivas.
A hipnose não é um estado de sono em que se perde o controle e consciência, mas sim a indução a uma condição chamada transe: um estado melhorado de consciência que permite a concentração total no que o terapeuta está lhe dizendo.
O transe é usado para acessar áreas da mente que só são ativadas durante o sono profundo. Durante o transe o profissional que o está induzindo faz algumas sugestões, que podem ser usadas para provocar mudanças nos processos cognitivos, fisiológicos, emocionais e comportamentais do paciente – que está disposto a ser influenciado por sugestões hipnóticas, na medida em que as considere adequadas. É importante ressaltar que o cliente pode terminar o processo a qualquer momento, se quiser. O papel do terapeuta é simplesmente o de facilitador da experiência.
Nesse estado, o cliente consegue chegar na verdadeira raiz dos seus problemas e a partir daí tem muito mais chance de resolvê-los. É muito mais difícil e demorado acessar essas informações no subconsciente sem o auxílio da hipnose, pois nosso estado de foco consciente muitas vezes ignora essas informações.
Muitas vezes o paciente acredita ter consciência da origem de alguns de seus problemas, mas ao entrar em transe acaba descobrindo outra origem, às vezes algo totalmente diferente ou até mesmo banal. Inclusive, eventos simples frequentemente são capazes de desencadear um padrão mental que vai sendo reforçado ao longo do tempo e passando despercebido, até começar a criar problemas e se tornar uma doença ou distúrbio.
Hipnoterapia funciona?
A hipnose é uma abordagem terapêutica muito útil e há muitos testes científicos comprovando sua eficácia. Segundo estudo feito pelo PhD em psicologia, Alfred A. Barrios, 93% dos clientes se recuperam após 6 sessões de hipnoterapia convencional, mas esse resultado pode variar de acordo com os métodos utilizados. Aqui, por exemplo, usando métodos avançados, conseguimos alcançar a resolução dos problemas em apenas uma sessão, na maioria dos casos.
É um método reconhecido pelo conselho de psicologia e medicina. Não oferece nenhum risco e pode transformar a vida das pessoas da forma mais rápida e eficaz.
A hipnoterapia usa o relaxamento guiado, concentração intensa e atenção focada para alcançar um estado de percepção elevada que às vezes é chamado de transe. A atenção da pessoa é tão concentrada quando está nesse estado, que ela consegue acesso à áreas extremamente profundas da mente, também chamadas de subconsciente.
É neste momento em que – com a ajuda de um terapeuta treinado – o foco do paciente é direcionado para pensamentos ou tarefas específicas, promovendo o processo de mudança dos padrões de comportamento e, consequentemente, dos problemas apresentados pelo cliente.
Quanto custa a sessão de hipnoterapia?
O valor das sessões varia bastante, até mesmo por conta do grande número de terapias que podem estar associadas com a hipnose. Mas falando de lugares especializados em hipnose clínica (hipnoterapia), o preço pode variar de R$ 500,00 até R$ 5.000, 00 ou mais, dependendo das técnicas utilizadas pelo profissional e da projeção de resultados que cada sessão vai pode trazer. O mais indicado é entrar em contato direto com o profissional e pedir um orçamento inicial, para uma primeira consulta – isso até mesmo para que ele possa indicar o número de sessões aproximadas que serão necessárias.
Se interessou pela hipnoterapia? Quer agendar uma consulta? Entre em contato conosco por WhatsApp pelo botão azul no topo da página, ou na opção “Contato” 🙂