A gagueira é caracterizada pela repetição de sons, fonemas, letras ou palavras. Trata-se de uma série de interrupções no sucessivas durante discurso falado. Esse problema pode ser acompanhado de “tiques”, como fechar os olhos, além de tensão muscular e emocional intensas, que são facilmente observadas em indivíduos com essa disfluência.
Causas da gagueira
Hoje, a ciência já sabe que a gagueira é um distúrbio de origem neurológica, ou seja, está ligado ao funcionamento do cérebro – mais especificamente a parte do cérebro responsável pela fala. Porém, as causas desse distúrbio podem ter uma origem psicológica (conhecida também como gagueira emocional), como traumas ou aprendizagens indesejáveis do passado, ou mesmo a convivência com familiares ou amigos com essa dificuldade. Pode ser também consequência de uma disfluência leve na infância, que por causa da pressão do ambiente onde estava inserido, evoluiu para um quadro de gagueira. Por vezes, pais autoritários, ansiosos, agressivos e que esperam muito do filho, criam um ambiente com tamanha pressão psicológica, que ele acaba desenvolvendo a gagueira infantil. Também não são poucas as vezes em que as causas são múltiplas, que configuraram esse padrão de comportamento involuntário, criado pelo inconsciente.
Gagueira tem cura?
A cura total da gagueira depende muito da sua causa motivadora, portanto os resultados são subjetivos, variando de acordo com cada caso. Porém, existem, sim, casos e relatos de pessoas que conseguiram, em algumas sessões de hipnoterapia, se curar da gagueira e seguir uma vida com muito mais qualidade. Alguns deles você pode ver aqui.
Gagueira: como tratar?
Os tratamentos mais comuns para a gagueira são as consultas constantes com terapeutas e fonoaudiólogos. Enquanto a fonoaudiologia cuida da parte mecânica da fala (ajuda a pronunciar os fonemas, exercitando língua, maxilar e movimento dos músculos envolvidos no processo, a terapia ajuda a tratar as possíveis causas psicológicas da gagueira. Porém, os resultados da terapia convencional podem demorar, demandando tempo e dinheiro. Uma modalidade de terapia que costuma apresentar resultados mais rápidos e efetivos é a hipnoterapia, que é a junção de métodos terapêuticos com a hipnose como ferramenta principal para acessar o inconsciente.
Hipnoterapia para gagueira
Uma das principais vantagens da hipnoterapia é o fato dela permitir acessar o subconsciente e agir diretamente na causa do problema, trazendo resultados muito mais rápidos e efetivos. O hipnoterapeuta conduzirá o paciente durante o transe para que ele mesmo possa encontrar a causa do problema em questão. Também é possível reprogramar seus padrões de comportamento e ressignificar memórias e aprendizados, fazendo com que a causa psicológica da gagueira seja tratada diretamente.
Daniel Stein pode te ajudar, por meio da hipnose, a finalmente tratar a gagueira. Com as abordagens mais avançadas e exclusivas como o Método Tess, OMNI, Simpson, o problema pode ser resolvido muitas vezes em uma única sessão!
DEPOIMENTOS
GAGUEIRA
Gagueira severa resolvida por Hipnoterapia
GAGUEIRA
Gagueira Resolvida Pela Hipnoterapia | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia
ENTRE EM CONTATO, VAMOS CONVERSAR?
EU POSSO TE AJUDAR