Ansiedade e o Giro Ao Contrário
Uma das características consistentes da ansiedade e do medo é que são um sentimento físico no corpo. Está sempre em movimento, e geralmente está se movendo muito rápido.
Pense na última vez que você ficou assustado. Você pode lembrar o sentimento começando em algum lugar do seu corpo (por exemplo, na sua barriga). Ele se move para cima (ou para baixo) e, finalmente, como o medo passa por você.
Mas na ansiedade, o medo se move para cima ou para baixo, mas nunca para fora. Continua circulando através do corpo. É por isso que dizemos que o medo tem um giro.
A Técnica do Giro Ao Contrário
Esta técnica é uma maneira de interromper esse ciclo. Vem de Richard Bandler, o cocriador da Programação Neurolinguística (PNL) e pode ser usado para vários estados emocionais incômodos.
Muitas vezes eu passo esse exercício para meus clientes apenas uma vez, e eles são capazes de usar por si só como uma saída rápida de ansiedade e em um estado muito mais engenhoso.
Como Funciona:
- Localize onde você sente a ansiedade se movendo em seu corpo e observe de que maneira o sentimento gira. (Muitas vezes é útil usar sua mão para modelar a direção do giro).
- Em seguida, imagine que você pode mover a rotação para fora do seu corpo. Em outras palavras, ainda é girando do mesmo modo que você sentia isso antes, mas agora está fora de você.
- Uma vez que você pode sentir isso fora de si mesmo, inverta o giro (e o movimento de sua mão, se você estiver usando).
- Ao fazer isso, imagine trazer a volta para dentro do seu corpo, girando na direção oposta. Observe como é diferente.
- Agora, pense em algo engraçado e adicione algum ritmo ao giro porque isso vai começar a mudar os produtos químicos e os hormônios que percorrem seu corpo.
- Na próxima vez que você começar a se sentir ansioso, tudo o que você terá que fazer é notar a forma como é girar e mudar de sentido.
Meus clientes relatam uma mudança imediata e alguns até sentem uma risada começar a surgir.
Confira aqui a 4ª Técnica anti-ansiedade da Melisa Tiers.