Cada dia mais, a procura por métodos de prevenção aos riscos da depressão aumentam e a hipnose para suicídio vem se mostrando uma forte opção.
Mas, não é apenas para esse transtorno que ela se mostra importante. Ela pode reduzir os riscos de suicídios também, em casos de:
- Transtorno bipolar;
- Dependência químicas.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa ação é responsável pela morte de uma pessoa a cada 40 segundos, um número bastante elevado!
Desse modo, ao longo deste artigo irei abordar a importância que a hipnoterapia tem para tratar o comportamento suicida, confira.
O Que é Hipnoterapia?
Ao contrário do que parece, dentro da hipnose clínica esse conceito diz respeito a uma ferramenta para atingir um objetivo.
Diferente de uma terapia propriamente dita, como muitos acreditam. A hipnoterapia é uma metodologia utilizada usada por terapeutas especializados.
Ou seja, esse conceito está ligado a psicoterapia que abrange diferentes conhecimentos e áreas, mas, sempre relacionado à mente humana.
Portanto, essa ferramenta é usada em tratamentos terapêuticos como uma forma de potencializar resultados. Desse modo, é comum que sua indução envolva:
- Imagens amigáveis;
- Instruções de relaxamento;
- Contagem regressiva;
- Sugestões de aprofundamento.
Hipnose Para Suicídio, Uma Forma De Combate!
Portanto, a hipnose para suicídio é um método presente dentro de um tratamento terapêutico que visa lidar com esse comportamento/tendência.
Sendo assim, utilizado em conjunto com alguma outra abordagem. Pois, o objetivo é melhorar a mentalidade (mindset) de quem sofre algum tipo de transtorno.
Vale aqui destacar que o potencial suicida, em geral, não possui verdadeiramente o desejo de morrer e, sim, de aliviar sua carga emocional!
Um dos principais motivos disso é por conta da carga emocional do passado ou de outras pessoas que o indivíduo carrega.
Dessa forma, a hipnose para suicídio surge como uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir os riscos.
Através desse método, é possível reconhecer a si mesmo e seus conflitos emocionais. Tornando possível ao paciente encontrar soluções internas.
Ou seja, por meio da identificação dos gatilhos que ativam esse e outros comportamentos autodestrutivos e suas causas.
Isso torna possível criar maneiras de inibir e substituir por gatilhos benéficos. É uma forma de ressignificar a mente para responder de forma positiva!
Muitas vezes, essa técnica pode ser utilizada em conjunto com a Programação Neurolinguística que atua diretamente na mudança de:
- Pensamentos;
- Emoções;
- Sentimentos;
- Traumas;
- Barreiras.
Tipos emocionais que podem causar algum conflito interno e barreiras difíceis de serem transpassadas sem ajuda médica!
Além disso, a hipnoterapia também pode ser utilizada na posvenção do suicídio. Uma forma de tratar familiares e amigos durante o processo de perda e luto após esse tipo de acontecimento.
Conclusão
Em resumo, a hipnose para suicídio é uma ferramenta, uma metodologia que deve ser utilizada apenas por terapeutas especializados.
Seu objetivo é auxiliar pessoas com transtornos emocionais. Juntamente a um tratamento terapêutico, ela visa acelerar o processo a fim de alcançar um objetivo.
Nesses casos, é transformar a mentalidade do paciente, de modo que ele aprenda a lidar com seus conflitos e reagir de modo positivo.
Ao eliminar e substituir gatilhos, identificando suas causas que podem ativar o comportamento negativo e prejudicial à própria vida.
Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvida no comentário e compartilhe para que esse conteúdo possa ajudar diversas outras pessoas!