O estresse é uma reação natural do organismo, que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação dura, ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar.
Estresse x Ansiedade: são a mesma coisa?
O estresse e a ansiedade costumam andar de mãos dadas, mas não são a mesma coisa. Uma pessoa exposta constantemente a uma situação estressante pode desenvolver um transtorno de ansiedade e, por sua vez, uma das manifestações sintomáticas do transtorno de ansiedade é o estresse. Sua principal semelhança é que ambos são sentimentos, respostas naturais do nosso organismo às situações de alerta, porém quando acionados de forma recorrente pelo sistema simpático, tornam-se problemáticos.
A principal diferença entre a ansiedade e o estresse é que o estresse está sempre ligado a um fator externo existente, mas a ansiedade não necessariamente, pois ela muitas vezes se antecipa ao acontecimento. Portanto não são o mesmo problema, mas sim duas reações muito semelhantes.
Sintomas: quando o estresse vai longe demais
O estresse se desenvolve em 4 estágios. Inicialmente a pessoa entra no processo de estresse pelo estágio de alerta. Esta é a fase boa do estresse, onde produzimos adrenalina e ficamos cheios de energia e de vigor, prontos para, se necessário, varar a noite ou despender grande quantidade de energia se tivermos que lidar com uma emergência. Durante esta fase, podemos também sentir:
- Tensão ou dor muscular
- Azia
- Problemas de pele
- Irritabilidade sem causa aparente
- Nervosismo
- Sensibilidade excessiva
- Ansiedade e inquietação
Caso o que nos causa estresse desapareça, saímos do processo de estresse sem seqüelas. Porém, se o estressor continua ou se algo mais acontece para nos desafiar, podemos entrar no estágio de resistência, que significa a etapa em que tentamos resistir ao estresse. Nesta fase, dois sintomas mais importantes surgem: dificuldades com a memória e muito cansaço.
O problema maior começa a ocorrer quando não conseguimos resistir ou nos adaptar e nosso organismo começa a sofrer um colapso gradual. Entramos na fase de quase-exaustão, onde podem surgir inúmeros problemas e sintomas mais graves.
Quais as causas mais comuns do estresse?
As causas mais comuns de estresse estão presentes no nosso dia-a-dia, como problemas familiares, pressão no trabalho, problemas de saúde, ou ainda como decorrência de depressão e ansiedade. O que fará com que uma reação natural do organismo se torne um problema crônico, é justamente a intensidade do fator de estresse e principalmente seu tempo de duração, ou recorrência.
Tratamento para o Estresse
Geralmente os tratamentos para o estresse focam em administrar os elementos que o causam, chamados estressores, e exercitar o pensamento para treinar reações mais tranquilas a determinados fatores que são muito difíceis de evitar completamente (como o trânsito, por exemplo). A hipnoterapia é uma forma efetiva de tratamento contra estresse com resultados rápidos e comprovados.
Hipnose para estresse
Daniel Stein consegue, por meio da hipnose, restaurar a confiança de seus pacientes. Com a reprogramação da mente é possível posicioná-los como indivíduos autônomos, ativos no domínio de suas preocupações, angústias, problemas e suas vidas de forma geral.
A hipnose é uma ferramenta para acessar o subconsciente durante o estado de transe, onde é possível agir diretamente na origem do estresse e usar técnicas avançadas de hipnose, como o método Tess, OMNI e Simpson, o problema pode ser resolvido muitas vezes em uma única sessão.
DEPOIMENTOS
ESTRESSE
Problema de Estudos e Trabalho resolvidos por Hipnoterapia | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia
ESTRESSE
Desbloqueou a Vida e Se Transformou Pela Hipnoterapia | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia
ESTRESSSE
Tratou a Ansiedade com Hipnose em Duas Sessões | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia
ENTRE EM CONTATO, VAMOS CONVERSAR?
EU POSSO TE AJUDAR