“Ansiedade” é um termo genérico muito usado hoje em dia para definir uma série de  distúrbios que estão relacionados principalmente ao medo e a outros sentimentos derivados, como apreensão ou preocupação.

Vivenciar momentos de ansiedade é algo natural, pois é uma reação normal do cérebro ao ser exposto a situações que causam apreensão, como uma apresentação em público, ou estar às vésperas de um evento importante. Porém, quando as sensações físicas da ansiedade se tornam constantes e, algumas vezes, sem nenhum motivo aparente, prejudicando as atividades e o bem-estar, podemos estar diante de um transtorno de ansiedade generalizada.

O transtorno de ansiedade social, por exemplo, é uma variante específica desse distúrbio, que se caracteriza pela ansiedade irracional em situações de exposição e interação social, podendo até causar ataques de pânico.

Ansiedade seria nossa mente ativando, indevidamente, o Sistema Simpático (Luta e Fuga) em situações desnecessárias. Eventos do dia-a-dia ou situações comuns podem inevitavelmente despertar na pessoa com ansiedade uma sensação de desespero, agitação, pânico e insegurança. Esses “gatilhos” muitas vezes nem são do conhecimento consciente, mas acabam despertando a ansiedade em diversos momentos sem a pessoa saber o por quê.

As crises de ansiedade são muito comuns e atingem cerca de 2 milhões de brasileiros por ano. Apesar de não serem “normais” são bastante comuns e frequentes causas de outros problemas de saúde.

Hipnoterapia para Ansiedade

Principais causas da ansiedade

Mas afinal, o que leva uma pessoa a ter ansiedade? Para responder a essa pergunta temos de lembrar que a ansiedade é uma espécie de medo por antecipação, portanto sua origem está constantemente ligada a situações de estresse e trauma. Hoje sabemos, através de vários estudos feitos na área, que a ansiedade também pode estar ligada a predisposições genéticas, ou mesmo associada a quadros de depressão. As possíveis causas são muitas e por vezes podem ser múltiplas, isto é, duas ou mais causas que estão associadas e interligadas entre si. Justamente por isso é preciso estar atento aos sintomas.

É importante ressaltar que os sintomas são na realidade uma consequência da ativação indevida do Sistema de Luta e Fuga do corpo. Esse sistema é feito para nos ajudar em situações de perigo. Como, por exemplo, num ataque de um predador esse sistema nos ajudar a estar em alerta para uma fuga rápida. Porém, quando esse sistema começa a ser ativado indevidamente a consequência é a ansiedade. Ou seja, por de trás dos sintomas existe alguma rede neural que está causando essa ativação. Um padrão que se instalou no cérebro em algum momento da vida.

Muitas vezes eventos banais, como uma queda do berço quando pequeno, um tombo na escada, frustrações em provas e etc. são suficientes para semear o inicio de um padrão ansioso que durante os anos irá crescer cada vez mais gerando sintomas cada vez mais fortes.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Sempre que temos um medo específico geramos e sentimos os sintomas da ansiedade. A intensidade do transtorno e dos próprios sintomas costuma variar de acordo com o grau do medo experimentado. Os sintomas mais comuns em quadros de transtorno de ansiedade podem ser divididos entre sintomas físicos e sintomas psicológicos:

Sintomas físicos

  • Enjoo e vômitos
  • Tontura, fraqueza ou sensação de desmaio
  • Falta de ar ou respiração ofegante
  • Dor ou aperto no peito e palpitações no coração
  • Dor de barriga, até mesmo diarreia
  • Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido
  • Tensão muscular, causando dor nas costas
  • Irritabilidade e dificuldade para dormir
  • Nó na garganta
Ansiedade
Ansiedade

Sintomas psicológicos:

  • Agitação e balanço das pernas e dos braços
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação
  • Medo constante
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos
  • Preocupação exagerada em relação à realidade, principalmente sobre o futuro

É importante que ao identificar que sofre com alguns desses sintomas frequentemente, se peça ajuda profissional. Muitas vezes, por estarmos mais expostos a situações de estresse, achamos normais esses sintomas, até mesmo por serem frequentes. Mas não é “normal” ter crises de ansiedade todos os dias.

Sintomas psicológicos:

  • Agitação e balanço das pernas e dos braços
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação
  • Medo constante
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos
  • Preocupação exagerada em relação à realidade, principalmente sobre o futuro

É importante que ao identificar que sofre com alguns desses sintomas frequentemente, se peça ajuda profissional. Muitas vezes, por estarmos mais expostos a situações de estresse, achamos normais esses sintomas, até mesmo por serem frequentes. Mas não é “normal” ter crises de ansiedade todos os dias.

Ansiedade

O que a ansiedade pode causar?

A ansiedade pode se apresentar em diferentes níveis. Em geral, ela se manifesta por causa de um medo de algo que pode acontecer ou pela sensação de preocupação muito forte.

Grande parte das pessoas experimenta uma forma relativamente leve de ansiedade quando enfrentam uma situação particularmente estressante (como um exame ou apresentação), porém os distúrbios de ansiedade são muito diferentes. O transtorno de ansiedade pode atrapalhar muito o dia a dia de um indivíduo, impedindo-o de executar todo tipo de tarefa: da mais simples à mais cotidiana possível, como escovar os dentes.

Quando uma pessoa sofre de um transtorno de ansiedade, isso às vezes pode levá-la a evitar certas situações. Isso pode dificultar a vida normal, fazendo com que o indivíduo perca muitas oportunidades, já que o medo muitas vezes chega a ser paralisante. Esse medo constante pode começar a afetar sua vida, impedindo de alcançar promoções de emprego em potencial e desenvolver relacionamentos pessoais.

Ansiedade

Como tratar a ansiedade?

Podendo ter múltiplas causas e sintomas tão variados e incômodos, restam as dúvidas: ansiedade tem cura? O que fazer para curar a ansiedade? Qual médico trata de ansiedade? Quais são os tipos de tratamentos usados para curar o transtorno ou ao amenizar os sintomas?

Muitos acham que a solução está nos remédios, porém esses remédios não tratam o transtorno em si, mas agem sobre os sintomas, amenizando a sensação de medo e agonia. Remédios não vão mudar o padrão de ansiedade instalado no cérebro. Seria como uma pessoa querer tomar um medicamento para não ter mais medo de barata. Isso simplesmente não vai acontecer. Os ansiolíticos podem ter efeitos colaterais adversos e causar dependência química, além de não estarem realmente resolvendo o problema.

Existem métodos alternativos que associam as técnicas terapêuticas mais avançadas com outras metodologias e podem acelerar os resultados e até mesmo conseguir uma cura definitiva.

A hipnoterapia associa o método terapêutico com as técnica de hipnose, agindo no subconsciente, acessando objetivamente as causas da ansiedade e agindo direto na fonte dos problemas. Pela hipnose é possível chegar nos eventos que originaram o padrão ansioso e ressignifica-los. Ao dar uma nova compreensão ao subconsciente, a própria mente abandona os padrões ansioso e os sintomas aliviam. Dessa forma o cérebro não se vê obrigado a ativar o Sistema de Luta e Fuga desnecessariamente e os sintomas somem. A hipnoterapia é altamente recomendada inclusive porque muitas vezes tem de ser feita uma associação do tratamento para ansiedade e depressão, ou tratamento para ansiedade e estresse – nesse sentido, as terapias convencionais costumam demorar muito mais tempo para atingir a (ou as) causas, fazendo com que o paciente gaste muito mais tempo e dinheiro, perdendo qualidade de vida.

Hipnose para ansiedade

A hipnose está se tornando um método amplamente reconhecido para aliviar o sentimento e o transtorno de ansiedade. Usar a hipnoterapia para solucionar a ansiedade pode ajudar a aumentar a auto-confiança e a confiança, no geral, reduzindo sentimentos de medo e preocupação intensa.

O tratamento para ansiedade com hipnose ajuda a desenvolver a capacidade de acessar um estado de espírito calmo, necessário para superar as emoções.

A Hipnoterapia para ansiedade vai acessar o subconsciente, trabalhando para promover mudanças positivas e efetivas. Através desse método, o hipnoterapeuta irá ajudar a aprender o que desencadeia a ansiedade e por quê ela entra em ação em determinadas situações, além de mudar a maneira como se reage a elas.

Quanto tempo dura o tratamento de ansiedade?

O principal benefício da hipnoterapia avançada e do Método Tess que utilizamos no tratamento da ansiedade é a rapidez e a efetividade do tratamento a longo prazo. Claro que, sendo cada caso único, o tempo pode variar de uma pessoa a outra, mas na maioria dos casos em uma ou duas sessões o problema é resolvido (como é possível ver no vídeo de depoimentos). Como o hipnoterapeuta acessa o subconsciente do paciente, consegue achar mais rapidamente a origem do problema e agir positivamente no foco da questão.

Agindo no foco do problema, a hipnoterapia é a terapia certa para quem quer resultados rápidos e concretos no tratamento da ansiedade e outros males.

Hipnoterapia para Ansiedade

DEPOIMENTOS

ANSIEDADE

Tratou a Ansiedade com Hipnose em Duas Sessões | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia

ANSIEDADE

Ansiedade, cobranças e insegurança resolvidos por Hipnoterapia

ANSIEDADE

Ansiedade, Medos e Insegurança Resolvidos em Uma Sessão | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia

ENTRE EM CONTATO, VAMOS CONVERSAR?

EU POSSO TE AJUDAR

IMG-9943-v2
Daniel-stein-contato2-v2