A agorafobia caracteriza-se pelo medo de situações específicas que possam causar sensação de impotência e desencadear uma crise de pânico – como estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. É um dos transtornos de ansiedade mais comuns, estima-se que cerca de 150 mil brasileiros por ano apresentam esse transtorno.

A palavra “agorafobia” vem da junção de duas palavras gregas: ágora (que significa praça pública, lugar amplo e aberto) e fobia (que significa medo). Mas afinal, o que é a agorafobia, quais são seus sintomas, causas e, principalmente, como tratá-la?

Agorafobia-02

O que é agorafobia?

A agorafobia é uma psicopatologia, mais especificamente um transtorno de ansiedade. É um medo incontrolável de se encontrar sozinho em espaços abertos, ou mesmo o medo de qualquer lugar ou situação que possa vir a causar pânico. Em outras palavras, é o medo de entrar em pânico, mas trata-se de um medo muito intenso e paralisante, geralmente ligado à situações ou lugares que possam causar uma sensação de aprisionamento, impotência ou constrangimento.

Agorafobia: sintomas

Os sintomas mais comuns do agorafóbico são o medo e a reclusão: teme a multidão, mas pelo medo de que não possa sair do meio dela, caso se sinta mal, e não pelo medo da multidão em si.

Quem sofre deste transtorno costuma evitar lugares ou situações específicas, que possam vir a desencadear novos episódios de pânico, constrangimento ou sensação de aprisionamento. Um dos sintomas físicos mais comumente presentes, são as crises de tremedeira, que acometem o agorafóbico quando ele fica apreensivo e com medo.

Agorafobia-003
Agorafobia-04

Quais as causas da agorafobia?

Assim como vários outros transtornos de ordem psicológica, a agorafobia não tem um conjunto de causas definidas, pois as causas observadas são muito subjetivas e variadas. Sabe-se, porém, que muitas vezes ela está associada a outros transtornos de ansiedade.

Muitas vezes a agorafobia é um desdobramento, uma sequela de um ataque de pânico, ou mesmo do transtorno de pânico. Crises de agorafobia podem acontecer em túneis, pontes, grandes avenidas, ônibus lotados, trens, barcos, festas, ajuntamentos de pessoas etc.

Tratamento para Agorafobia

Os tratamentos mais comuns incluem psicoterapia e medicamentos controlados, sendo que estes irão tratar os sintomas da agorafobia, e não a causa em si. Já a psicoterapia, costuma ter uma abordagem mais geral, que visa chegar à causa do problema, num tratamento com resultados a longo prazo.

Tratamento com Hipnose

Hipnose para agorafobia

A hipnose clínica é o tratamento complementar mais eficaz e mais recomendado no tratamento da agorafobia e outros transtornos de ansiedade. Acessando o inconsciente através do estado de transe, o paciente consegue localizar, com a ajuda especializada do hipnoterapeuta, o momento exato onde o trauma foi inserido. Seja na infância ou na vida adulta, a hipnoterapia é um tratamento que possibilita de ressignificar as situações que causaram essa fobia.

Quanto tempo leva o tratamento para agorafobia?

Daniel Stein pode te ajudar, por meio da hipnose, a finalmente tratar a agorafobia. Com as abordagens mais avançadas e exclusivas, como o Método Tess, OMNI e Simpson, o problema pode ser resolvido muitas vezes em uma única sessão.

Agorafobia-07

DEPOIMENTOS

SÍNDROME DO PÂNICO

Tratou o Pânico em apenas Uma Sessão | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia

SÍNDROME DO PÂNICO

Síndrome do Pânico e Ansiedade resolvidos por Hipnoterapia

SÍNDROME DO PÂNICO

Hipnose para Síndrome do Pânico | Depoimentos | Hipnose e Hipnoterapia

ENTRE EM CONTATO, VAMOS CONVERSAR?

EU POSSO TE AJUDAR

IMG-9943-v2
Daniel-stein-contato2-v2