A luta contra um câncer, em alguns casos, pode ser bastante agressiva, causando dores e desconfortos ao paciente. No entanto, algumas técnicas, como a hipnoterapia, são capazes de amenizar esse quadro. Veja a seguir como a hipnose pode ajudar no tratamento de câncer!
O câncer se manifesta em homens e mulheres de diferentes faixas etárias, adultos ou crianças. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), a doença é a segunda principal causa de óbitos no mundo todo.
Embora existam diferentes tratamentos oncológicos, descobrir o tumor em estágio inicial ainda é um fator relevante para a cura. Cabe ao oncologista avaliar cada quadro e indicar o melhor caminho a seguir.
Seja como for, contar com uma rede de apoio é fundamental, assim como encontrar meios para preservar o bem-estar e a qualidade de vida. Técnicas terapêuticas complementares, como a hipnoterapia, podem ter um impacto muito positivo nesse sentido.
O câncer no Brasil
Antes de abordar como a hipnose pode ajudar no tratamento do câncer, vamos falar sobre os números do câncer no Brasil? O Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, é referência no país quando se trata do tema.
Segundo o órgão, em 2020, o câncer de próstata teve maior incidência no público masculino: 65.840 novos casos. No entanto, foi o câncer de traqueia, brônquios e pulmões que provocou mais óbitos: 16.009.
Entre o público feminino, o câncer de mama liderou os números de novos casos em 2020: 66.280. Ele também foi o responsável pela maioria dos óbitos relacionados à doença nas mulheres: 17.825.
Formas de tratamento contra o câncer
Os tratamentos de câncer evoluíram ao longo dos anos e, hoje em dia, trazem perspectivas muito positivas para os pacientes oncológicos. As principais formas de combate à doença, atualmente, são:
- cirurgia;
- quimioterapia;
- radioterapia
- transplante de medula óssea (leucemias e linfomas)
Conforme o quadro, o médico pode indicar um único tipo de tratamento ou a combinação entre eles. Há também uma série de cuidados paliativos que aliviam o sofrimento do paciente quando a progressão da doença não pode ser evitada.
Tratamento de câncer e a hipnoterapia
Antes de mais nada, vale frisar que a hipnoterapia entra como uma técnica complementar ao tratamento oncológico. Isso porque ela não substitui, de forma alguma, a medicação e as consultas regulares com o médico oncologista.
Além de atuar sobre os aspectos emocionais do paciente, a hipnose pode trazer alívio para as dores e os efeitos colaterais causados pelo tratamento. Conforme a duração e a intensidade da terapia convencional, o hipnoterapeuta avaliará a quantidade de sessões necessárias.
O objetivo, acima de tudo, é promover o bem-estar do paciente oncológico. Assim, apesar dos transtornos ocasionados pela doença e pelo tratamento, o paciente terá mais qualidade de vida durante o processo.
É importante dizer que familiares e amigos próximos também podem se beneficiar com a hipnose. Afinal, esse é um problema que se reflete na vida de todos ao redor e não somente no dia a dia do paciente.
Se você gostou de saber como a hipnose pode ajudar no tratamento de câncer, deixe seu comentário. Até a próxima!