Comprimir ou ranger os dentes com muita força durante o sono são as principais características do bruxismo. Veja neste post quais são as consequências do problema e os motivos para buscar um tratamento eficaz!
O bruxismo é caracterizado principalmente pelo movimento involuntário de forte compressão ou atrito intenso entre os dentes ao longo da noite. Por isso, muitas vezes, pode ser difícil identificá-lo logo no início.
Reconhecer os sintomas e procurar orientação profissional, sem dúvida, é a melhor alternativa para evitar os efeitos do bruxismo na saúde bucal e em outros aspectos do corpo.
Saiba como o bruxismo afeta homens e mulheres, adultos ou crianças, e interfere no bem-estar de quem convive com o distúrbio.
Consequências do bruxismo para a saúde
A seguir, listamos os possíveis problemas decorrentes do bruxismo para que você entenda porque é tão importante buscar um tratamento adequado. Confira!
Desalinhamento ou quebra dos dentes
A aplicação de força, ainda que inconsciente, é capaz de provocar o desalinhamento dos dentes. Em outras palavras, eles podem ficar tortos, demandando tratamentos ortodônticos para correção.
Além disso, a quebra dos dentes costuma ser uma queixa comum entre pessoas que sofrem com o bruxismo, pelo mesmo motivo. O uso de placas dentárias de silicone ou acrílico costumam minimizar esses danos.
Desgaste do esmalte e da estrutura dentária
Como resultado da fricção e da tensão constantes provocadas pelo bruxismo, o esmalte dos dentes e a própria estrutura dentária frequentemente apresentam um certo grau de desgaste.
Isso pode não apenas gerar um incômodo estético, já que modifica a aparência dos dentes, mas também comprometer a saúde bucal, devido à redução das proteções naturais.
Danos à articulação temporomandibular (ATM)
A articulação temporomandibular encaixa a estrutura mandibular aos ossos do crânio e, por isso, também sofre com os efeitos do bruxismo. Ela está presente nos dois lados do rosto e é responsável, principalmente, pela abertura e pelo fechamento da boca.
Sendo assim, distúrbios que afetam a mordida e a mastigação se relacionam diretamente ao funcionamento da ATM. Por isso, o bruxismo é frequentemente associado à disfunção dessa região, que deve ser avaliada por um profissional.
Baixa qualidade do sono
Por ocorrer durante a noite, especificamente enquanto dormimos, o bruxismo afeta a qualidade do sono de quem enfrenta o distúrbio. Um sono de má qualidade causado pelo ranger ou apertar dos dentes pode gerar uma série de outros problemas.
Além de enfrentar a sonolência, o cansaço e a falta de disposição provocados por uma noite mal dormida, os pacientes também podem desenvolver quadros de ansiedade e estresse, ter dificuldade para se concentrar nas tarefas cotidianas e muito mais.
Embora não exista um consenso sobre a origem do problema, buscar ajuda profissional é fundamental para obter o diagnóstico correto, realizar o tratamento mais indicado e evitar as consequências desse distúrbio a longo prazo.
Nesse sentido, o tratamento através da hipnoterapia é um caminho possível para solucionar o bruxismo em poucas sessões. Entre em contato para entender como funciona o atendimento e agendar uma avaliação!