Você sabe identificar possíveis sintomas do estresse crônico? Sentimentos constantes de irritação ou até mesmo de cansaço podem ser indicativos do problema, mas é preciso ter um olhar cuidadoso sobre o assunto. Saiba mais neste post.
É comum que situações do cotidiano nos despertem emoções negativas, ocasionalmente. Raiva, desconforto, frustração e medo, por exemplo, podem se manifestar diante de um cenário inesperado ou indesejado.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o estresse é um mecanismo natural do organismo, ativado em contextos de ameaça ou perigo, que provoca reações físicas e emocionais e nos deixa em estado de alerta.
No entanto, existem dois tipos de estresse: o agudo e o crônico. Hoje, especificamente, vamos nos aprofundar um pouco mais no segundo tipo, para que você saiba reconhecer os primeiros sinais e procurar a ajuda profissional adequada.
Em tempo, vale ressaltar que a avaliação de um especialista é indispensável para o correto diagnóstico e tratamento do estresse crônico. Sendo assim, as informações compartilhadas aqui não dispensam ou substituem a consulta médica, ok?
Agora vamos lá!
Estresse crônico: sintomas principais
O estresse crônico é caracterizado, principalmente, por um estado de alerta constante. Ou seja, todas as sensações negativas associadas ao estresse são vivenciadas de modo contínuo, nem sempre com uma causa específica que justifique o surgimento dessas emoções.
Entre os sintomas físicos e psicológicos que são observados em casos de estresse crônico, estão:
- baixa capacidade de concentração;
- alteração nos padrões de sono, como insônia;
- redução da libido;
- problemas no sistema digestivo;
- mal-estar;
- fadiga;
- tristeza;
- dor de cabeça;
- aumento da pressão arterial;
- entre outros.
Situações de estresse também elevam o nível de cortisol no organismo, limitando a oferta de energia para células corporais, como os neurônios, e diminuindo as ações do sistema imunológico.
Por isso, ao identificar alguns desses sinais na rotina, é muito importante procurar atendimento especializado. Dessa forma, você saberá se sofre com o estresse crônico e descobrirá como tratar o seu caso.
O estresse crônico tem tratamento?
Uma maneira de amenizar os efeitos do estresse crônico sobre o corpo e a mente é investir em práticas meditativas e exercícios físicos, com o intuito de aliviar as tensões existentes e ter uma vida mais equilibrada.
Além disso, o acompanhamento com psicólogos e médicos é essencial para compreender a origem do problema, contornar picos de estresse e minimizar os riscos de desenvolver transtornos como depressão, ansiedade e burnout.
Também é possível obter bons resultados com a hipnoterapia, uma vez que a hipnose trabalha o autoconhecimento através da comunicação com o inconsciente. Assim você terá condições de acessar com mais facilidade os fatores que causam o estresse crônico na sua realidade.
Não deixe de se consultar com um especialista, caso você tenha suspeitas de que sofre com o estresse crônico. A avaliação de um profissional é fundamental e indispensável para o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Você já conhecia os sintomas do estresse crônico? Se este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe. Até a próxima!