Muitas vezes nos perguntamos o que fazer para aumentar nossa autoestima, e como nós nos sentimos irá se refletir em todos os aspectos da nossa vida, principalmente no relacionamento com os outros.
A auto-estima afeta tanto o nosso interior como o exterior; isto é, nossos pensamentos, a maneira como falamos conosco, auto-sabotagem, como nos sentimos, etc. E tudo isso se reflete em nossa aparência física.
Nossa aparência é o espelho do nosso interior e de como nos sentimos e somos dentro de nós.
“Aumentar a nossa auto-estima permite-nos ter um bom desenvolvimento pessoal em todas as áreas da nossa vida”.
Todos nós em algum momento da vida já tivemos ou estamos passando por um momento em que sentimos baixa autoestima, vemos mil defeitos, acreditamos que não somos bons em nenhuma atividade, e isso pode ser facilmente percebido no início, quando começamos a negligenciar a nós mesmos, não cuidar mais de nós mesmos, não se preocupar com a forma como os outros nos veem. O importante é não estagnar nessas situações.
O que é a autoestima?
Autoestima é acreditar e confiar em si mesmo, é amar a nós mesmos como somos, e isso influencia as decisões que tomamos e com quem nos relacionamos, inclusive não estabelecer limites na forma como os outros nos tratam; família, amigos, parceiros e outras pessoas ao nosso redor dependem do nosso próprio amor.A autoestima também influencia a capacidade de alcançar nossos sonhos, objetivos e o que propomos, uma vez que não nos sentimos bem com nós mesmos e isso se reflete em nossas ações.
“Autoestima significa que nos valorizamos, podemos estar sozinhos e nos sentir bem, significa ter confiança em nós mesmos”
É por isso que apresento para vocês um mini guia que pode orientá-lo, você deve saber que é um trabalho diário, até que se torne parte de você.
Como aumentar sua autoestima?
1. Você deve saber por que se sente assim:
E para encontrar o fundo, o motivo da falta de autoestima, pode ser; um relacionamento ruim? Outros não me reconhecem? Como os outros me trataram? O que aconteceu na minha vida para me sentir assim? Devemos olhar para nossas crenças ao longo de nossas vidas e reformular aquelas ideias que ouvimos de outros, porque no final são ideias de outros e não devem fazer parte de nós. O que os outros dizem ou pensam é um reflexo de como eles se sentem e não tem absolutamente nada a ver conosco, são suas idéias, sua percepção, não é nossa.
2. Mudar a maneira como falamos com nós mesmos:
Lembre-se de que, ao falarmos com nós mesmos, vamos sentir o mesmo e vamos permitir que outros o façam. No início, levará algum tempo para mudar sua fala interna. Você pode começar escrevendo dez de seus pontos fortes em um caderno, pode ser que no início seja difícil para você, mas você verá como à medida que for pensando e tendo consciência de suas qualidades, você vai se conhecer e isso é algo que trabalhe a seu favor, pois quanto mais você se conhece, mais você valoriza suas qualidades, você também melhora suas fraquezas, suas qualidades o tornam único e especial. Reconhecê-las fará com que você se sinta seguro e se verá com mais amor.
3. Não viva no passado:
Saber de onde vem sua falta de autoestima é muito importante, mas o mais importante é não ficar aí. Você deve viver o seu presente e trabalhar continuamente para romper com essas crenças e acima de tudo mudar essa velha narrativa, deixar de lado os estereótipos, não vamos fingir ser como os outros.
4. Não se compare:
Pode parecer difícil, mas é muito importante que você faça isso. Somos todos diferentes, não existe ninguém igual, por isso evite comparar-se e menos ainda através das redes sociais.
5. Reconheça suas realizações:
É hora de se perguntar, por que você se admira? O que você tem que os outros não têm? Do que você está orgulhoso? O que você conquistou até agora? Ao responder a essas perguntas, você reconhecerá seu valor e aumentará sua auto-estima e admiração. Todos nós temos um propósito em nossa vida e estamos aqui por um motivo especial. Você pode responder a essas perguntas em um caderno, expressar e escrever nos permite perceber e internalizar muito melhor.
6. Cuide-se:
o autocuidado faz parte de uma alta autoestima, e para isso você deve cuidar de si mesmo em todos os aspectos, desde a alimentação até o descanso diário, assim como você se ama, os outros o amarão . Cuide da sua pele, do seu cabelo, dos seus dentes, comece novos hábitos ou mesmo deixe hábitos que não te fazem bem, isto inclui relações que não contribuem e beneficiam a nossa vida. Todo o seu corpo e alma requerem amor e que você dê a eles.
7. Aparência física:
Incluindo nossa postura e como falamos com os outros. A segurança é fingida até que se torne parte de nós, então você não se sente seguro ao se dirigir aos outros, faça-os acreditar no seu potencial, olhe nos olhos deles quando falar. Comece mudando sua aparência, com um novo corte de cabelo, uma nova cor, novas roupas, um novo penteado, maquiagem. Etc. Isso porque a mudança pode começar de fora até acabar transformando nosso interior e, finalmente, nossa vida. Ver a nós mesmos de maneira diferente pode nos motivar a fazer essas mudanças internas em nossa vida.
Nossa auto-estima pode começar de fora para dentro.
É um trabalho do dia a dia, é extremamente importante trabalhar esse aspecto porque a autoestima afeta a nossa vida. Estamos aqui para nos divertir, curtir, encontrar aquele sentido e propósito de vida que faz você se sentir bem e com muita satisfação em viver.
Querer realizar nossos sonhos e objetivos é uma característica de alta autoestima, porque confiamos em nós mesmos e sabemos que podemos alcançar tudo o que nos propomos a fazer com nossa força interior, segurança e autoconfiança.
Se você gostou das dicas, compartilhe esse post e aumente a autoestima de alguém! 🙂