Diversas pessoas comparecem as sessões com algum tipo de medo de hipnose, embaraço ou incerteza de como será sua experiência.
Mas, devemos concordar que só o fato daquela pessoa estar ali, significa que existe interesse! O primeiro passo já foi dado.
No entanto, para que a seja possível alcançar os resultados máximos do tratamento, é preciso que o medo de hipnose seja totalmente descartado.
São diversos os questionamentos existentes na mente de quem não conhece a hipnoterapia. “Uma pessoa estranha será capaz de controlar a minha mente?”, “Vão me transformar em um cachorro e vou começar a latir?”, “Serei obrigado a seguir os comandos de um desconhecido?”, “Será que conseguirei lembrar de tudo depois do transe?”.
Por Que As Pessoas Têm Medo?
Infelizmente, diversos tabus foram se instalando ao redor deste procedimento com o decorrer do tempo e as brincadeiras acontecem até hoje. Assim, pessoas acabam tendo falsas noções devido a desinformação da mídia através de livros e filmes antigos.
Existem também as pessoas que não tem medo de hipnose, mas acham que possuem um “tipo de mente” que não pode ser hipnotizada.
As pessoas sentem medo de tudo que é desconhecido e se deixam influenciar por qualquer relato que escutem seja ele positivo ou negativo.
Quebrando o Tabu
Nenhuma pessoa hipnotizada perde a liberdade. Durante o processo de hipnoterapia, a pessoa estará consciente de tudo o que vem do inconsciente, poderá acompanhar tudo o que acontece e ainda assim se lembrar do que vivenciou durante o transe, exceto se o hipnólogo sugira que ela esqueça.
Hipnose envolve confiança e muita empatia. Durante as sessões a pessoa tem grande interação com o hipnólogo, e vive apenas o que se permite viver.
A pessoa não fará nada sem a permissão de sua formação, por mais induzida que ela possa ser. Se ela vivenciar uma experiência que se contradiz com a sua formação, ela reagira (não interagindo) e sairá imediatamente do estado do transe hipnótico.
Podemos concluir que, a consciência moral é conservada até pelo inconsciente, isso é ótimo! Seguindo este raciocínio, as confidências não são violadas, mas sim protegidas. Na hipnose clínica, toda e qualquer vivência é para o bem-estar e saúde da pessoa.
A hipnoterapia consiste em quatro etapas:
- Indução;
- Aprofundamento;
- Programação;
- Saída da hipnose.
Não importa qual seja o medo, o trabalho do hipnoterapeuta é acalmá-lo e responder a todas as dúvidas, você pode entrar em contato conosco!
Para finalizar, deixaremos uma citação de Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta estadunidense:
“Quanto aos métodos, pode haver um milhão e depois alguns, mas os princípios são poucos. O homem que apreende os princípios pode selecionar com sucesso seus próprios métodos”.
Acredite, ultrapasse o medo usufrua da hipnose da melhor maneira possível!