A hipnoterapia é aliada ao processo de cura de diversas doenças. Outras formas de tratamento, podem até mostrar eficácia, mas por conta do número de sessões, acaba fazendo com que muitas pessoas desistam do tratamento.
Mas por que essa diferença no número de sessões em relação a eficácia? Para saber a resposta é preciso entender um pouco mais sobre hipnose.
O que é hipnose clínica?
A hipnose clínica consegue misturar diversos conceitos, como por exemplo, utilizando a psicanálise, o behaviorismo e o humanismo. Sendo assim, a hipnose é um recurso que auxilia no trabalho do terapeuta apto para isso.
Como mencionado, o grande destaque vai para os rápidos resultados que a técnica pode proporcionar.
O melhor de tudo isso é que hoje é totalmente regulamentada por diversos conselhos profissionais, uma grande luta, já que por anos a hipnose não teve o reconhecimento que deveria enquanto ciência.
Como funciona a atuação da hipnose clínica?
Dentro de uma ou de poucas sessões, esse método consegue tratar sentimentos, medos ou traumas. Tudo isso é feito para auxiliar o sujeito a entender melhor os sentimentos que o invadem para o atrapalhar em alguma esfera da vida.
Somente quando esses sentimentos são identificados, que o tratamento pode acontecer.
O processo é praticamente o mesmo para tratar qualquer trauma ou mesmo fobia, há causas e condições emocionais que fazem a pessoa não conseguir sair do estado em que se encontra.
A isso chamamos de ‘’programação interna’’ é justamente nessa parte que a hipnose vai mexer, modificando essa programação, mudando a forma com que ela se relaciona com seus sentimentos e fazendo com que aconteçam mudanças positivas dentro do comportamento do indivíduo.
Ou seja, é justamente esse processe de mudar a mente que faz com que as mudanças comportamentais possam ser alcançadas.
O que tem no processo de hipnoterapia de tão diferente?
Desejo da mudança:
O paciente que vai entrar em um processo de hipnoterapia precisa ter o desejo da mudança dentro de si. Se não há um desejo autêntico para que a mudança aconteça, os resultados não serão efetivos;
Engajamento:
Como o processo de hipnose vai proporcionar ao paciente recursos poderosos, que nem ele sabia sobre sua mente. Porém, o cliente não tem um papel passivo durante o processo, ao contrário, é preciso que ele esteja participando ativamente;
Empatia e aceitação incondicional:
Outro diferencial, que tem resultados diretos com a eficácia da hipnose é o fato do terapeuta se comunicar com seu cliente como igual, sem nenhum tipo de julgamento. Quando aconteça essa empatia e interação, ambos conseguem ir de forma mais fácil até os resultados que são desejados;
Controle dos estados emocionais no presente:
Com as técnicas utilizadas dentro do processo de hipnose, é possível perceber alterações que acontecem dentro da mente, o controle desses estados emocionais faz com que a pessoa tenha uma reação mais positiva, seja qual for a situação;
Mudança no futuro:
Por vezes, as pessoas que estão sofrendo com questões psicológicas, tem uma visão muito pessimista sobre o futuro, não esperando grande coisa. Quando a pessoa consegue ter a cura e novos pensamentos pela hipnose, até mesmo a visão do futuro muda, com planos, sonhos e uma percepção positiva sobre sua vida e experiências.
Há ainda as técnicas para lidar com os traumas do passado ou com fobias. Nesses casos, a técnica consegue modificar a forma com que a pessoa sente aquele evento, ou seja, com a técnica de hipnoterapia a pessoa vai superar toda a carga emocional negativa que tinha relação com o evento. Por isso, em poucas sessões (ou mesmo em uma sessão), essas questões podem ser superadas;
Ou seja, a hipnose trabalha diretamente com o paciente, tendo acesso de forma mais rápida ao inconsciente, diferente de outras técnicas que podem demorar sessões para ter acesso a esse conteúdo.
Se você tem interesse em começar a técnica de hipnoterapia, é preciso procurar profissionais qualificados e aptos. Isso também é o que faz o processo ser tão positivo e efetivo, o profissional qualificado.
Para conferir mais sobre hipnose não deixe de continuar no site.