Você luta para conseguir dormir, não importa o quanto esteja cansado? Ou você acorda no meio da noite e fica acordado por horas, observando ansiosamente o relógio? Os distúrbios do sono como a: insônia, hipersonia, narcolepsia, apneia do sono, pesadelos e sonambulismo é um problema que afeta sua energia, humor e capacidade de funcionar durante o dia.1120112
Normalmente os distúrbios do sono aparecem como efeito de outras doenças e constituem fatores de risco que favorecem o surgimento de diversas patologias. Saiba mais:
Dificuldades para dormir?
Os tipos de distúrbios do sono mais comum na população em geral são: a insônia, pesadelos, sonambulismo e apneia do sono.
A apneia do sono é o distúrbio respiratório mais representativo do sono. É a obstrução das vias respiratórias (apneia), ou cessação de respiração (apneia central) que ocorrem durante o sono e causa roncos altos, alternando entre hipoventilação e hiperventilação.
O sonambulismo é caracterizado como um distúrbio de comportamentos que ocorrem durante o sono; assim, por exemplo, é muito comum os sonâmbulos saírem da cama e realizarem atividades como perambular, comer ou conversar. Em casos graves, pode ser necessário trancar as portas ou trancar as janelas para evitar riscos físicos.
A insônia é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo à noite, resultando em sono não restaurador ou não restaurador. Como pessoas diferentes precisam de quantidades diferentes de sono, a insônia é definida pela qualidade do seu sono e pela sensação que você sente depois de dormir – não pelo número de horas que dorme ou pela rapidez com que você dorme. Mesmo que você esteja passando oito horas por noite na cama, se você se sentir sonolento e fatigado durante o dia, pode estar sentindo insônia.
Sintomas de insônia:
- Dificuldade em adormecer apesar de estar cansado
- Acordando frequentemente durante a noite
- Dificuldade em voltar a dormir quando acordado
- Sono não refrescante
- Confiando em pílulas para dormir ou álcool para adormecer
- Acordar cedo demais de manhã
- Sonolência diurna, fadiga ou irritabilidade
- Dificuldade de concentração durante o dia
Como acabar com a insônia
A hipnose para dormir é uma terapia complementar ou alternativa que envolve relaxamento profundo e atenção concentrada. Através da hipnoterapia você passa por uma combinação de estados, onde o relaxamento, o estado de espírito e a sugestão desempenham um papel muito importante.
- O relaxamento permite que você se acalme de tal forma que você permite que sua mente e corpo entrem em um estado na qual seu acessa o subconsciente. Vale lembrar que em nenhum momento se perde a consciência ou adormece.
- Sugestão é o processo pelo qual um pensamento ou ideia influencia um determinado estado mental ou físico.
Vários estudos mostram que a hipnoterapia pode efetivamente controlar a dor crônica, reduzir a ansiedade e diminuir a preocupação.
Pela hipnose é possível chegar na raiz emocional do problema que causa os problemas do sono. Ao resolver a origem de tudo, os sintomas somem.
Pesquisas provam como a hipnoterapia pode ajudar a tratar parassonias ou ações indesejadas durante o sono, como o sonambulismo. É razoável concluir, então, que a hipnose pode oferecer alívio para pacientes que sofrem de insônia crônica.
Muitas pessoas relatam que a hipnoterapia promove uma sensação de calma, ajuda a aliviar a ansiedade e a preocupação e ajuda a dormir. Ao contrário dos medicamentos para dormir, a hipnose para dormir não tem efeitos colaterais, por isso é promissora como um tratamento de insônia para pessoas que não podem ou não querem tomar remédios para dormir.
Gostou deste artigo? Confira mais conteúdos como este em nosso blog. Clique aqui!